Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG - Fobia Alimentar. O medo terrível de comer.

19Jul2016

A fobia alimentar (FA), ou fagofobia, é caracterizada pelo medo excessivo de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês. Pode ser desencadeada por um evento traumático em que tenham ocorrido vômitos ou sensação de asfixia provocada pela comida, ou ainda por uma questão emocional. É mais comum o início na infância (principalmente em mulheres), após alguma infecção ou evento que tenha cursado com vômito associado. A vivência traumática desse episódio pode evoluir com  recusa alimentar.

Este distúrbio não é encontrado nas classificações oficiais de psiquiatria e há poucos relatos na literatura científica, porém acomete e aflige pessoas no mundo todo.

A distinção entre Fobia Alimentar e Anorexia Nervosa é de suma importância, já que ambas provocam recusa alimentar e perda significativa de peso, mas exigem abordagens terapêuticas um pouco diferentes.

Fonte: Fobia alimentar associada à magreza: Um diagnóstico diferencial com anorexia Nervosa. Artigo publicado no Jornal  Brasileiro de Psiquiatria. vol.58 no.3,  Rio de Janeiro  2009. Autores: Vera Garcia da Silva e Marcelo Papelbaum