Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG - O Tempo está passando mais rápido?

22Jul2016

"O tempo está passando mais rápido". É essa a sensação da maioria da pessoas com quem converso. Parece que já não há tempo suficiente para realizar todas as tarefas do dia a dia.

A Terra estaria girando mais rápido? A ciência ainda não comprovou esse fenômeno, mas o fato é que a quantidade de demandas externas tornou-se avassaladora.

São informações pelo rádio, TV e internet chegando a cada segundo. Participamos de todos os eventos do planeta, dos mais simples aos mais trágicos, ao vivo e a cores, com requinte de detalhes fornecidos pelas mídias ávidas por mais audiência.

Participamos quase simultaneamente da vida de centenas, ou milhares de amigos pelo Facebook ou pelo Instagram.

Às vezes, dá uma certa nostalgia da época em que as notícias chegavam a cavalo, meses depois do ocorrido, como assistimos nos filmes de época, ou daquele tempo da vovó, em que a vida dos outros era desvendada somente através dos fofoqueiros de plantão.

O fato é que hoje, sabemos de tudo e de todos, o tempo todo. E quem pode suportar tantas informações ao mesmo tempo? Quem pode participar de  tantos lutos e tragédias diárias, sem se abalar

As informações chegam ao cérebro e, de uma forma ou de outra, precisam ser processadas, mas estamos ultrapassando todos os limites. O resultado dessa sobrecarga de informações e emoções é o estresse e a sensação de que não damos conta de tudo, de que o tempo é curto demais para tanto trabalho. E de fato é impossível!

Por isso, na era da informação, é imprescindível que adotemos algumas medidas para prevenir essa condição de estresse crônico e os danos que causa no corpo e na mente.

Primeiramente, é necessário saber priorizar. Não é possivel realizar todas as tarefas no mesmo dia, como se fosse o último. Selecione aquelas atividades que precisam ser realizadas naquele dia e deixe para depois aquilo que não tiver urgência. Programe os seus dias numa agenda.

Segundo, delimite um tempo total razoável para permanecer nas redes sociais, que são interessantes, mas não mais do que a sua saúde. Programe até duas horas por dia, no máximo, nestas atividades.

Terceiro, e muito importante, saiba filtrar as informações, escolha aquelas que agregam valor e sentido à sua vida.

Exclua fatos, idéias e palavras negativas, destrutivas e pessimistas, que não acrescentam nada de interessante e trazem uma energia negativa que envenenam e sobrecarregam o seu cérebro.

 Por último, aprenda a procurar e a absorver o que há de bom a sua volta. Cultura, espiritualidade, verdadeiras amizades, natureza, relações amorosas são fontes de energia positiva e combustível aditivado para o cérebro.

 

Seja o autor da sua história e o verdadeiro dono do seu tempo!

 

www.veragarcia.com.br

Facebook: PsiquiatriaeCoaching.Dra.VeraGarcia

Leia mais no eBook Vença o Estresse em 4 Passos, lançado pela Amazon.com.br