Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG - Solidão pode levar à Depressão.

19Set2016

(Artigo recomendado pela Dra.Vera Garcia)

Um estudo recente, realizado pela Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, constatou que a solidão pode estar associada ao desenvolvimento de depressão, ansiedade social (ou fobia social) e paranoia. Para tais resultados, foi avaliada a saúde mental de 1.010 voluntários, entre 18 e 87 anos, durante 6 meses, por meio de um questionário da internet.

Através destes dados, a pesquisadora da instituição, Michelle Lim, avaliou que a solidão de uma pessoa deve ser analisada através da qualidade de relacionamentos que a mesma possui. Alguém pode estar rodeado de conhecidos e ainda assim se sentir sozinho, por exemplo.

Quando a pessoa se sente solitária, ela não consegue ficar à vontade e muito menos se sente desejada, compreendida ou valorizada. Tais sentimentos podem ser confundidos com a depressão, que faz a pessoa se sentir mal de uma forma mais ampla. Porém, os sintomas da solidão podem levar à outra doença.

A pesquisadora afirma que a solidão é um assunto que merece atenção, assim como os problemas psicológicos e emocionais que podem surgir junto com esse sentimento. "Nós não fomos desenvolvidos para sermos solitários. Somos uma espécie social", afirma.

Lim ainda ressalta algumas dicas para as pessoas que se sentem solitárias:

  • Reconheça a solidão e entenda que é um sinal para fazer algo diferente do que você geralmente faz
  • Tente interagir com os outros de forma positiva, incluindo comidas saudáveis, exercícios e ar fresco
  • Mostre linguagem corporal positiva e tente se interessar pelo que os outros falam
  • Consulte um terapeuta ou converse com alguém de confiança, não deixe o que faz mal consumir você.