Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG

21Out2016

É impossível ser feliz sozinho?

Mary tem 42 anos, é servidora pública, Paul é dentista aposentado, tem 58 anos , Evelyn tem 60 anos, aposentada. Todos os três pacientes sofrem do mesmo mal, sentem-se tristes por estarem solteiros. Mary chegou ao consultório aos prantos e dizia que queria morrer porque sua vida parecia não ter nenhum sentido. Durante as Olimpíadas, conheceu um estrangeiro e começaram a namorar, as afinidades entre eles eram tantas que pareciam se conhecer de outras encarnações. Sem falar do sexo que os levava às nuvens. Nem a dificuldade de conversar, pois ele é francês, foi empecilho para tamanha paixão. Porém, os jogos acabaram e levaram todas as expectativas de Mary.
  • Artigos
Leia mais
10Out2016

Ritalina turbina a memória?

Atendo vários pacientes que estão fazendo provas em concursos públicos e têm a expectativa de melhorar a memória e a atenção durante os estudos com o uso do medicamento psicoestimulante Metilfenidato comercializado com os nomes de Ritalina e Concerta. Mas será que o uso dessa medicação realmente contribui para aumentar a performance cognitiva? O metilfenidato pode ser bastante eficaz para aqueles indivíduos que sofrem do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH, sendo a primeira escolha no tratamento.
  • Artigos
Leia mais
04Out2016

Você se sente culpado(a)?

Atendo uma paciente que vem fazendo tratamento para ansiedade e depressão há alguns meses, com um quadro de insônia crônica, sobressaltos à noite, apreensão, pensamentos pessimistas, de que tudo vai dar errado na sua vida, baixa auto-estima, tristeza, angústia, desânimo para atividades habituais, alterações intestinais e medo de engolir a própria língua, especialmente quando fica mais nervosa. Com o uso das medicações, nove dos 10 sintomas remitiram ou melhoraram muito, exceto o medo de engolir a língua, (Cont....)
  • Artigos
Leia mais
26Set2016

Por que antidepressivos são ineficazes para alguns pacientes

Uma pesquisa que será apresentada agora em setembro em Viena na conferência do European College of Neuropsychopharmacology (ENCP) acredita que a resposta para a não eficácia em algumas pessoas dos medicamentos pode estar no momento pessoal que a pessoa está vivendo durante a terapia. Eles não só partiram dessa hipótese como trouxeram uma das primeiras evidências biológicas de que ela é verdadeira. (cont...)
  • Artigos
Leia mais
25Set2016

A Meditação Mindfulness no ambiente organizacional

O uso perseverante da meditação mindfulness, mesmo por dez minutos diários, traz efeitos de longo prazo – clareza cognitiva, maior criatividade e o predomínio de sentimentos positivos sobre os negativos – as transformações mais cobiçadas pelos gestores de RH nas instituições organizacionais. A meditação mindfulness, chamada de Vipassana pelo budismo secular, foi trazida para o ocidente nos anos 90. O neurocientista Jon Kabat-Zinn viu nela a possiblidade de ajudar pessoas, com dor, inflamações e doenças imunológicas. O resultado foi positivo. Mas o tema ganhou rapidamente o interesse de outras plateias: foi para as universidades, o governo, as forças armadas e hoje está presente nas grandes corporações norte-americanas, como Aetna, Intel e Goldman Sachs, para citar algumas. (cont....)
  • Artigos
Leia mais
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11