Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG

25Set2016

A Meditação Mindfulness no ambiente organizacional

O uso perseverante da meditação mindfulness, mesmo por dez minutos diários, traz efeitos de longo prazo – clareza cognitiva, maior criatividade e o predomínio de sentimentos positivos sobre os negativos – as transformações mais cobiçadas pelos gestores de RH nas instituições organizacionais. A meditação mindfulness, chamada de Vipassana pelo budismo secular, foi trazida para o ocidente nos anos 90. O neurocientista Jon Kabat-Zinn viu nela a possiblidade de ajudar pessoas, com dor, inflamações e doenças imunológicas. O resultado foi positivo. Mas o tema ganhou rapidamente o interesse de outras plateias: foi para as universidades, o governo, as forças armadas e hoje está presente nas grandes corporações norte-americanas, como Aetna, Intel e Goldman Sachs, para citar algumas. (cont....)
  • Artigos
Leia mais
19Set2016

Depressão será a doença mais incapacitante em 2020.

Estima-se que pelo menos 350 milhões de pessoas sofram de depressão no mundo todo. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que os gastos com a depressão e a ansiedade chegam a US$ 1 trilhão por ano. A organização também já concluiu que a depressão é uma das doenças mais incapacitantes - até 2020, deve chegar ao topo da lista. Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, o psiquiatra Mario Francisco Juruena, membro do Comitê de Experts em Doenças Afetivas do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP) e professor da Universidade de São Paulo (USP), explica como a doença afeta o organismo e como tratamentos cada vez mais individualizados ajudam o paciente a levar uma vida normal. (continua)
  • Artigos
Leia mais
19Set2016

Ansiedade entre jovens. Opinião de Augusto Cury

A ansiedade é o mal do século, afirma o psiquiatra, psicoterapeuta, professor e escritor Augusto Cury. A saída é a mudança do estilo de vida. Tanto para adultos, quanto para os estudantes que estão passando por momentos de estresse como a iminência do Enem, é importante se livrar dos fatores que geram ansiedade. (continua)
  • Notícias
Leia mais
19Set2016

A atrofia do hipocampo na depressão não é necessariamente doença de Alzheimer

A diminuição do volume do hipocampo que ocorre no quadro de depressão tardia não tem nenhuma associação com os níveis de depósito amiloide, indicando que a redução do volume do hipocampo pode não constituir necessariamente um sinal de doença de Alzheimer, de acordo com uma nova pesquisa. "O menor volume do hipocampo não foi relacionado com doença amiloide nesta amostra de pacientes com quadro de depressão tardia", escrevem os autores. "Estes dados contrariam a crença de que as alterações do volume do hipocampo na depressão tardia sejam um pródromo da doença de Alzheimer", acrescentam. (continua)
  • Artigos
Leia mais
19Set2016

Solidão pode levar à Depressão.

Um estudo recente, realizado pela Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, constatou que a solidão pode estar associada ao desenvolvimento de depressão, ansiedade social (ou fobia social) e paranoia. Para tais resultados, foi avaliada a saúde mental de 1.010 voluntários, entre 18 e 87 anos, durante 6 meses, por meio de um questionário da internet. (continua) Através destes dados, a pesquisadora da instituição, Michelle Lim, avaliou que a solidão de uma pessoa deve ser analisada através da qualidade de relacionamentos que a mesma possui. Alguém pode estar rodeado de conhecidos e ainda assim se sentir sozinho, por exemplo.
  • Artigos
Leia mais
19Set2016

Setembro Amarelo. Campanha de Prevenção de Suicídio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que, por ano, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio e que o Brasil é apontado como o oitavo país no mundo com mais ocorrências. A que se deve tal fato? Será que atualmente se fala mais sobre o assunto e, por consequência, tem maior visibilidade ou realmente esse número vem aumentando ao longo das décadas? (continua) E como forma de informar e alertar a população, o médico e professor de Psiquiatria da UFGD, José Roberto Martinez, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU-UFGD, respondeu a algumas perguntas importantes sobre o tema, e considerou que uma boa opção é discutir abertamente o problema com os pacientes e a sociedade, oferecendo informações úteis para evitar que o suicídio ocorra. Confira a entrevista na íntegra:
  • Artigos
Leia mais
05Set2016

Lançamento do meu e-Book Vença o Estresse em 4 passos. O Treinamento para uma Vida Plena e Saudável

No dia 28/8/16, tive a satisfação de lançar o meu ebook Vença o Estresse em 4 passos, na Bienal do Livro em SP, a convite da Amazon. Nesse livro, eu abordo o tema do Estresse de forma clara e através de casos clínicos, a maneira que você pode e deve transformar situações difíceis, como problemas financeiros ou familiares, por exemplo, em oportunidades de crescimento pessoal e profissional, seguindo 4 passos. Espero que você aprecie e que possa contribuir positivamente para melhorar sua qualidade de vida.
  • Notícias
Leia mais
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11