Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG

25Jul2016

8 Alimentos que melhoram o humor.

O que nós comemos pode não ser capaz de nos curar indefinidamente da depressão . No entanto, os pesquisadores estão compilando forte evidência de que aquilo que comemos pode influenciar o nosso risco de desenvolver depressão e pode manter as pessoas em remissão do possivelmente reincidente . A revisão publicada no American Journal of Clinical Nutrition analisou a ligação entre a dieta e o risco de depressão e descobriram que uma dieta que consiste principalmente de frutas, legumes, peixes e grãos inteiros foi significativamente associada com um risco reduzido de depressão. Existem certos alimentos que são especialmente bons para melhorar o humor. Aqui estão oito deles. (continua)
  • Notícias
Leia mais
24Jul2016

Esse estranho sentimento chamado Depressão

A depressão é uma doença multicausal, com forte componente genético em sua etiologia, mas bastante influenciada pelo meio em que vivemos. Nos tornamos a espécie dominante e o desenvolvimento de habilidades sociais, capacidade de raciocínio, modulação dos afetos, noções de ética e sofisticação da linguagem são reflexos da evolução da mente humana. Portanto, a cultura, as idéias e as crenças influenciam sobremaneira os pensamentos e podem ser importantes componentes do adoecimento mental. (continua)
  • Geral
Leia mais
22Jul2016

O Tempo está passando mais rápido?

Às vezes, dá uma certa nostalgia da época em que as notícias chegavam a cavalo, meses depois do ocorrido, como assistimos nos filmes de época, ou daquele tempo da vovó, em que a vida dos outros era desvendada somente através dos fofoqueiros de plantão. O fato é que hoje, sabemos de tudo e de todos, o tempo todo. E quem pode suportar tantas informações ao mesmo tempo? Quem pode participar de tantos lutos e tragédias diárias, sem se abalar
  • Geral
Leia mais
21Jul2016

Os Benefícios da Aceitação

Existem determinados acontecimentos que são difíceis de engolir e pessoas quase impossíveis de aturar, porém muitas vezes, parece mais complicado ainda aceitar a si mesmo, e os próprios defeitos e limitações. Aqueles traços físicos ou emocionais que parecem piores quando se está em um evento social, um encontro amoroso ou numa entrevista de emprego, e que geram bastante desconforto e ansiedade. Um dos melhores exercícios para superar esses conflitos internos e aliviar o estresse gerado por eles é a prática da aceitação de si mesmo e dos outros.
  • Geral
Leia mais
19Jul2016

Fobia Alimentar. O medo terrível de comer.

A fobia alimentar (FA), ou fagofobia, é caracterizada pelo medo excessivo de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês. Pode ser desencadeada por um evento traumático em que tenham ocorrido vômitos ou sensação de asfixia provocada pela comida, ou ainda por uma questão emocional. É mais comum o início na infância (principalmente em mulheres), após alguma infecção ou evento que tenha cursado com vômito associado. A vivência traumática desse episódio pode evoluir com recusa alimentar. (continua)
  • Artigos
Leia mais
19Jul2016

Usar remédios psicotrópicos por muito tempo faz mal?

Uma pergunta recorrente dos pacientes no consultório é se o uso contínuo dos remédios psicotrópicos prejudica o organismo. Para responder a esta questão, costumo explicar que uma doença psiquiátrica sem tratamento provoca danos danos muito maiores ao cérebro. Os transtornos psiquiátricos são tóxicos ao cérebro e,se não identificados e tratados de forma correta, deterioram as funções cerebrais, aceleram o envelhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento de demência. (continua)
  • Geral
Leia mais
19Jul2016

O TOC de Mary

Nesse artigo, o TOC é descrito através de um caso clínico.Um relato de caso é sempre interessante, mas fico pensando em quantas intervenções, num caso difícil e complexo como esse, são esquecidas e deixadas para traz na hora de descrevê-lo. Contudo, a alegria de ver a minha paciente recuperar sua auto-estima e voltar a viver uma vida equilibrada, me fez aceitar o desafio.(continua)
  • Geral
Leia mais
15Jul2016

Você sabia que o cérebro tende a valorizar mais as notícias ruins que as boas?

A espécie humana sobreviveu ao longo dos anos às custas de um poderoso "sistema de defesa" cerebral, cujo ponto central é a amígdala cerebelar, que prepara o indivíduo para lidar com as ameaças à sua vida, promovendo um conjunto de reações corporais, por ativação do sistema neuroendócrino, para lutar ou fugir da situação e, assim, sobreviver. Quando esse estado de tensão permanece por muito tempo no organismo, há um desequilíbrio que pode gerar doenças graves, como diabetes, hipertensão arterial, AVC, depressão e outras. (continua)
  • Geral
Leia mais
12Jul2016

9 maneiras de ajudar colegas deprimidos no trabalho

Os casos de depressão estão crescendo na Índia, e quem trabalha no setor corporativo está suscetível aos seus efeitos. No ano passado, a associação Assocham India indicou que 42,5% dos funcionários do setor privado sofrem de depressão ou de transtornos de ansiedade. O estudo citou jornadas de trabalho mais longas e altos níveis de estresse como os responsáveis por esses números. Nova Délhi foi citada como a cidade de maior incidência de depressão. (continua)
  • Notícias
Leia mais
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10