Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG

19Jul2016

Fobia Alimentar. O medo terrível de comer.

A fobia alimentar (FA), ou fagofobia, é caracterizada pelo medo excessivo de comer ou engolir, levando à recusa alimentar por mais de um mês. Pode ser desencadeada por um evento traumático em que tenham ocorrido vômitos ou sensação de asfixia provocada pela comida, ou ainda por uma questão emocional. É mais comum o início na infância (principalmente em mulheres), após alguma infecção ou evento que tenha cursado com vômito associado. A vivência traumática desse episódio pode evoluir com recusa alimentar. (continua)
  • Artigos
Leia mais
19Jul2016

Usar remédios psicotrópicos por muito tempo faz mal?

Uma pergunta recorrente dos pacientes no consultório é se o uso contínuo dos remédios psicotrópicos prejudica o organismo. Para responder a esta questão, costumo explicar que uma doença psiquiátrica sem tratamento provoca danos danos muito maiores ao cérebro. Os transtornos psiquiátricos são tóxicos ao cérebro e,se não identificados e tratados de forma correta, deterioram as funções cerebrais, aceleram o envelhecimento e podem contribuir para o desenvolvimento de demência. (continua)
  • Geral
Leia mais
19Jul2016

O TOC de Mary

Nesse artigo, o TOC é descrito através de um caso clínico.Um relato de caso é sempre interessante, mas fico pensando em quantas intervenções, num caso difícil e complexo como esse, são esquecidas e deixadas para traz na hora de descrevê-lo. Contudo, a alegria de ver a minha paciente recuperar sua auto-estima e voltar a viver uma vida equilibrada, me fez aceitar o desafio.(continua)
  • Geral
Leia mais
15Jul2016

Você sabia que o cérebro tende a valorizar mais as notícias ruins que as boas?

A espécie humana sobreviveu ao longo dos anos às custas de um poderoso "sistema de defesa" cerebral, cujo ponto central é a amígdala cerebelar, que prepara o indivíduo para lidar com as ameaças à sua vida, promovendo um conjunto de reações corporais, por ativação do sistema neuroendócrino, para lutar ou fugir da situação e, assim, sobreviver. Quando esse estado de tensão permanece por muito tempo no organismo, há um desequilíbrio que pode gerar doenças graves, como diabetes, hipertensão arterial, AVC, depressão e outras. (continua)
  • Geral
Leia mais
12Jul2016

9 maneiras de ajudar colegas deprimidos no trabalho

Os casos de depressão estão crescendo na Índia, e quem trabalha no setor corporativo está suscetível aos seus efeitos. No ano passado, a associação Assocham India indicou que 42,5% dos funcionários do setor privado sofrem de depressão ou de transtornos de ansiedade. O estudo citou jornadas de trabalho mais longas e altos níveis de estresse como os responsáveis por esses números. Nova Délhi foi citada como a cidade de maior incidência de depressão. (continua)
  • Notícias
Leia mais
11Jul2016

5 Sinais de que Você Está a Beira de um Ataque de Nervos

Cansaço e estresse são ingredientes quase inevitáveis da vida moderna. Mal administrados, porém, esses fatores podem levar a um completo esgotamento físico e mental, com graves consequências para a sua saúde. Sem tratamento, a condição pode incapacitar uma pessoa para o trabalho e para a vida em todas as suas esferas. Segundo um recente estudo da ISMA-BR (International Stress Management Association do Brasil), a estafa aumenta em até 70% as chances de adoecimento físico ou mental. (continua)
  • Geral
Leia mais
23Jun2016

Livro "Vença o Estresse em 4 passos"

Nesse livro, a Dra. Vera Garcia, Médica Psiquiatra, aborda o tema de forma surpreendente e demonstra, através de casos clínicos, como você pode transformar situações estressantes em oportunidades para o seu crescimento pessoal e profissional...
  • Notícias
Leia mais
08Jun2016

Dica de Hoje para superar o Estresse:

Você está se sentindo sobrecarregado? Tem dormido mal? Anda irritado ou explosivo? Você pode estar sofrendo de estresse crônico, um mal que atinge 70% da população brasileira e que, se não tratado adequadamente, pode evoluir para doenças clínicas como hipertensão arterial, AVC, gastrite, obesidade, infecções, alergias e etc...
  • Geral
Leia mais
08Jun2016

Vício em Internet. O que é possível fazer?

Um jovem chinês de 24 anos morreu após jogar vídeo game por 19 hrs seguidas, em um cibercafé na China, noticiou o jornal The Telegraph recentemente. Ele estava jogando RPG “World of Warcraft” em um cibercafé, quando começou a tossir e caiu da cadeira, segundo informou a reportagem...
  • Artigos
Leia mais
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11